Festival em Silvianópolis resgata culinária mineira
3º Festival Sabores e Saberes de Santana acontece de 2 a 4 setembro, no centro de Silvianópolis
Uma grande cozinha em movimento com quitandeiras elaborando deliciosas quitandas dos tempos da vovó e chefs preparando tachadas com foco na culinária mineira. Fogões e forno de barro – um deles feito de cupim – dão um toque rústico ao ambiente. No entorno da avenida principal da cidade, tendas com comidinhas mineiras, petiscos, bolos, doces, bebidas, tudo preparado por gente de Santana – gente de Silvianópolis. Mais abaixo, duas casinhas de pau a pique, cobertas com sapé, carros de boi, monjolo lembram a vida na roça nos tempos antigos. Eis o cenário do 3º Festival Sabores e Saberes de Santana, a festa da gastronomia e da cultura, que acontece em Silvianópolis no decorrer desta semana, cuja culminância acontecerá de 2 a 4 de setembro.
As atividades têm início na sexta-feira (2), com várias apresentações culturais e a aula-show Galinhada caipira, ministrada pelo chef Ídolo Giusti, de São Paulo. O conceituado chef tem participações nos programas de TV – Batalha Food Truck (GNT), Hoje Tem (Band) e Hells Kitchen (SBT), entre outros. Na sequência, o show Zé Ramalho Cover, com o cantor Kaiser, de Santa Gertrudes, São Paulo.
No sábado (3), as atividades são intensas. A cozinha do Festival abre logo de manhã para as quitandeiras de Santana, Maria Beraldo e Terezinha do Vavá e a culinarista convidada Bethy Cinquetti, de Pouso Alegre, prepararem delícias de dar água na boca: broa de pau a pique, biscoito de farinha de milho e rosca rainha para o café da tarde, todas assadas no forno à lenha. E no mesmo ambiente, o chef Edson Puiati, coordenador do curso de Gastronomia da UNA, de Belo Horizonte, e colunista do jornal Estado de Minas, faz sua estreia no Festival com a aula show Paella de Santana.
E a tarde prossegue com mais atividades na cozinha: apresentação de entradas com queijos de búfala e produtos artesanais, com a profissional da área gastronômica Rogéria Aires, de Pouso Alegre, que divide a produção do evento comigo. Na sequência, lançamento do livro Memórias Culinárias, de nossa autoria, com degustação das Almôndegas na palha do milho (receita registrada no livro), elaborada por Neide Fraga, do bairro dos Fernandes, município de Silvianópolis.
A grande atração gastronômica da noite será a aguardada tachada Ragu de linguiça do Cardoso, preparada pelo chef Thales Peixe, de Pouso Alegre. Thales formou em Gastronomia em Buenos Aires e foi semifinalista do reality The Taste Brasil no canal de TV GNT.
No palco, uma atração musical especial: Edu Santa Fé, semifinalista no programa The Voice (Rede Globo), apresenta canções de compositores renomados da música sertaneja raiz e composições próprias.
Um intervalo para degustação da Sopa de mulher de resguardo na cozinha do Festival e voltemos ao palco para a apresentação da Patronagens Band, de Santa Rita do Sapucaí, que faz um passeio pelos universos do rock & blues e encerra a noite festiva.
O domingo amanhece com a mesa posta para o café da manhã com a Matula da roça, café de bule e chá de alfavaca. Logo mais, alunos e professores do curso de Gastronomia da Univás chegam para complementar o café matinal e apresentam a aula-show: pães de queijo e broas funcionais. E para fomentar as atividades culinárias, mais quitandeiras convidadas. A carismática dona Glória, de Pouso Alegre, vem especialmente ao Festival para preparar uma de suas inúmeras delícias: a broinha de amendoim. Das terras altas da Mantiqueira aportam nas terras do Festival dona Benedita e sua filha Cida que irão preparar duas receitas rústicas e saborosas: a broa na palha de milho e cuscuz de banana e queijo. Neste dia, também, a quitandeira Maria Beraldo prepara uma fritada de bolinhos e a brevidade da Ninha, receita antiga, das terras da Água Quente, município de Silvianópolis.
O chef Edson Puiati retorna para preparar a tachada Costelinha suína com polenta branca e, mais tarde, o chef Gerson Michelli, nosso parceiro desde a primeira edição do Festival e professor de gastronomia no Instituto Mix, de Pouso Alegre, encerra a programação gastronômica com a tachada Moqueca de banana.
O encerramento do evento será em grande estilo com o Show Brega, do Grupo de Teatro Experimental de Pouso Alegre, e, na sequência, a Roda de Viola Som da Mata, com os cantores Lucas Pereira, de Silvianópolis e de São João da Mata.
Assinam a produção do evento eu, da Anauá – Cultura e Comunicação e Rogéria Aires, da Rogéria Aires Gourmet, com a coprodução de João Carlos Castro e Vanderley Paiva, da Cabana Hall Eventos, de Silvianópolis.
A realização é da Prefeitura de Silvianópolis, com parte do patrocínio do Governo de Minas e da Codemig – Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
PROGRAMAÇÃO
27 de agosto (sábado)
Exposição: Patrimônio cultural Santana ontem, hoje Silvianópolis: muita história para contar e encantar – escolas municipais Ciemsa e Silviano Brandão (Silvianópolis)
9 às 11h e das 14 às 16h – Ciemsa e Silviano Brandão
As fotos da exposição serão expostas durante o evento
31 de agosto (quarta-feira)
19h – Palestra e roda de conversa: Santana: Sabores e Saberes e Economia Criativa – Ciemsa – Júlia Lopes (Pouso Alegre)
1º de setembro (quinta-feira)
19h – Sarau Saberes de Santana e da Vizinhança – casarão do Homerinho e Lúcia Brasil (Silvianópolis)
2 de setembro (sexta-feira)
18h – Abertura das tendas
18h – Grupo de Seresta de Santana (Silvianópolis)
19h – Companhia de Reis Centenária (Silvianópolis)
19h30 – Academia Multiforma – coordenação Mariah Almeida (Silvianópolis)
20h – Aula-show: Galinhada caipira – chef Ídolo Giusti (São Paulo)
21h30 – Apresentação musical: Sabrina Castro (Silvianópolis)
22h – Show Zé Ramalho Cover (Santa Gertrudes, SP)
3 de setembro (sábado)
10h – Abertura das tendas.
10 às 20h – Exposição de artesanato: Arteiras de Santana (Silvianópolis)
10 às 20h – Apresentação livro Catas – historiador Giovani Silva Balbino
14 às 18h – Exposição: Festa do Rosário – Casa do Rosário (Associação Nossa Senhora do Rosário).
14h – Palestra e Roda de Conversa: Imagens e significados do banquete na Festa do Rosário – Profa. Dra. Célia Lucena (São Paulo) – Casa do Rosário
11 às 17h – Intervenção na casinha de pau a pique – artista plástica Fátima Dutra (Pouso Alegre)
13h às 17h – Oficina gastronômica para crianças – Curso de Pedagogia da FAI (Santa Rita do Sapucaí)
13h – Aula-show: Paella de Santana – chef Edson Puiati (Belo Horizonte)
15h – Café da tarde – quitandeiras de Santana e a culinarista convidada Dona Bethy Cinquetti (Pouso Alegre)
16h – Grupo de Balé e de Jazz Cresça e Apareça – monitora: Jéssica e Grupo Bate Lata – monitor David Rodrigues (Cras – Silvianópolis)
18h – Apresentação de entradas com queijos de búfala e produtos artesanais – Rogéria Aires Gourmet (Pouso Alegre)
19h – Lançamento do livro Memórias Culinárias, de Ana Beraldo e Rogéria Aires, com degustação de Almôndegas na palha do milho – elaborada por Neide Fraga (bairro dos Fernandes – Silvianópolis)
20h – Tachada: Ragu de linguiça do Cardoso – chef Thales Peixe (Pouso Alegre/São Paulo)
21h – Festa do Rosário 2017 – congadas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Silvianópolis).
22h – Show Edu Santa Fé (Delfim Moreira, MG)
24h – Degustação: Sopa de mulher de resguardo – quitandeiras de Santana.
24h – Show Patronagens Band (Santa Rita do Sapucaí)
4 de setembro (domingo)
9h – Matula da Roça – com quitandas de Santana
10h – Abertura das tendas
10h – Aula-show: Pão de queijo e broa funcionais – curso de Gastronomia da Univás (Pouso Alegre)
10h30 – Capoeira – mestre Mancha e alunos (Cras – Silvianópolis)
10 às 16h – Exposição: Festa do Rosário – Casa do Rosário (Associação Nossa Senhora do Rosário).
10 às 14h – Apresentação livro Catas – historiador Giovani Silva Balbino
10 às 18h – Exposição de artesanato: Arteiras de Santana (Silvianópolis)
11h – Companhia de Reis Estrela de Belém (Silvianópolis)
13h – Aula-show: Costelinha suína com polenta branca – chef Edson Puiati (Belo Horizonte).
13 às 16 h – Oficina de pinturas para crianças – Tias Faby, Ana e Edina
15h – Tachada: Moqueca de banana – chef Gerson Michelli (Pouso Alegre)
16h – Café da tarde com as quitandeiras de Santana e convidadas: dona Glória (Pouso Alegre) e dona Benedita e sua filha Cida (Gonçalves) e Maria Beraldo (Silvianópolis)
18h – Show Brega – Teatro Experimental de Pouso Alegre (Pouso Alegre)
20h – Roda de Viola Som da Mata (São João da Mata e Silvianópolis)
FESTIVAL EM NÚMEROS
- 4 chefs convidados
- 7 quitandeiras e culinaristas convidadas
- Cerca de 20 alunos e professores do curso de Gastronomia da Univás
- 23 tendas de expositores de Silvianópolis envolvendo mais de 60 pessoas
- 4 shows principais
- Mais de 100 integrantes de grupos da cultura popular de Silvianópolis
- Mais de 100 crianças, alunos das escolas municipais, participantes das atividades do Cras de Silvianópolis e da Academia Multiforma
- Mais de 50 integrantes de grupos artísticos convidados
- 25 integrantes da equipe organizadora